- All
- Cordas
- Percussão
- sopros
- Teclas
O UKULELE, é um instrumento familiar ao cavaquinho. Levado pelos colonos Portugueses para o Havai quando estes se deslocaram para trabalhar nas plantações de cana de açúcar. A palavra “ukulele”, traduzida literalmente do idioma havaiano significa “pulga saltitande” dada a natureza estridente e característica sonora do instrumento.
Este instrumento de tecla que produz som através de um conjunto de cordas percutidas por martelos, é o ícone do período romântico da história da música. Na sua vertente mais recente, o “teclado” engloba uma variedade de instrumentos com base no sistema de teclas, nomeadamente os òrgãos/teclados elétrónicos adicionando efeitos e sonoridades novas ao instrumento.
O baixo elétrico, surgido nos anos 50 criado por Leo fender (instrumento apelidado de “Fender Bass”), é um instrumento que à semelhança da guitarra elétrica recorre a um amplificador para magnificar e alterar a sua sonoridade. Frequentemente presente e bandas de rock, pop, folk, jazz entre muitos outros estilos, o baixo, como o seu nome sugere, encarrega-se de tocar as notas graves e fazer o suporte harmónico e rítmico em qualquer formação instrumental.
A guitarra acústica, este instrumento de corda dedilhada extremamente versátil, enquadrar-se em qualquer estilo musical estando presente na música clássica, blues, pop, tradicional e em praticamente todos os estilos musicais podendo ouvir-se fazendo um acompanhamento em acordes como tocando uma melodia dedilhada.